Nesta quarta e quinta-feira, dias 12 e 13 de julho, a Praça da Matriz de São Gonçalo do Amarante recebe o 9º Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC). No picadeiro, 16 atrações nacionais e internacionais se apresentam a partir das 19 horas. A programação é gratuita e livre para todas as idades e conta com apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria de Cultura.
Na quarta-feira, o festival apresenta: "La Fabulosa Travesía", com Fanfarria Ambulante (Argentina); "A namorada do palhaço Risadinha", do G.T.R.V. Grupo de Teatro Representante da Vida (Taíba); "Madame Frôda em: Música Clássica!", da artista Ana Luiza Bellacosta (Distrito Federal); "Circo do Só Eu", com Esio Magalhães (São Paulo); "Arame duplo", com Bruna Bianca e Suyanne do Circo Cultural (Russas); "Gran Circo Malabar", do Coletivo FusCirco (Fortaleza); "Flutuando", da Cia FloTTant (Venezuela); e "4×4!", do artista Little Testa (Espanha).
Na quinta-feira, são atrações do Festival de Circo: "La Fabulosa Travesía", da Fanfarria Ambulante (Argentina); "Brincando de ser Brincante", com a Família Mambembe Los Iranzi (Paraíba); "Pluma feito aço", apresentado por Gil Rodriguês (Fortaleza); "Manual de Montagem", espetáculo de Amanda Santos, do Coletivo FusCirco (Fortaleza); "Cola Shows", com As inigualáveis irmãs Cola (São Paulo); "Tomate, puro Tomate", espetáculo apresentado pelo Palhaço Tomate (Argentina); "Aerial Straps and Hair Hanging", de Resiliencia Dúo (Argentina); e "Allegro Andante", com a Cia. Barnabô (São Paulo).
Oficinas
Além de espetáculos, o Festival de Circo realiza duas oficinas em São Gonçalo do Amarante. As atividades formativas fazem parte do programa Luz no Picadeiro, que tem como objetivo preservar e difundir o saber circense através do ensino periódico de técnicas, valorizando a tradição e explorando novas possibilidades na busca do aperfeiçoamento nas diversas técnicas circenses, bem como fortalecer os processos de formação, produção, capacitação e instrução de artistas circenses cearenses.
9ª Edição FICC
O Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC) teve início no dia 07 de julho em Fortaleza e segue por mais seis cidades do Estado: Aracati (em Canoa Quebrada), São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Jijoca de Jericoacoara, Itapipoca e Sobral, onde termina no dia 23 deste mês. São mais de 80 atividades, com participantes do Brasil, da Argentina, da Espanha e da Venezuela. A programação é 100% acessível, com tradução em Libras e Audiodescrição. Todos os detalhes podem ser consultados no site do festival.
O 9º Festival Internacional de Circo do Ceará é apresentado pelo Ministério da Cultura, Instituto Cultural Vale e Rede, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Iluminura Produtora Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal. Apoio das Prefeituras Municipais de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Itapipoca e Sobral e Apoio Institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. Agradecimentos: Enel.
Mais informações acesse: